JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Tendo em vista o resgate popular por meio dos jogos, o que é correto afirmar acerca do desenvolvimento de habilidades e/ou competências?
Os jogos potencializam a divisão social, devido à sociedade capitalista.
Os jogos intensificam a heterogeneidade regional.
Os jogos preservam a cultura e associam novos conceitos.
Os jogos desagregam tradições e culturas.
Os jogos promovem ações dissociadas e atitudes rebeldes.
Os jogos populares são manifestações espontâneas e transmitidas de geração a geração, atuando também como apoio para atividades educacionais. Entre esses jogos, está à queimada, amplamente praticada nas escolas durante as aulas de educação física. Esse jogo tem como característica o desenvolvimento, principalmente, das seguintes capacidades sócio-organizacionais:
Marcação e oposição; cooperação entre os indivíduos do círculo; aglutinação em volta do companheiro de ataque.
Adaptação a novas situações; marcação e desmarcação dos adversários; estratégias de ataque em grupo.
Ritmo; equilíbrio e percepção tátil; sistema de defesa individual e coletiva.
Percepção óculo-pedal; aglutinação em volta da bola; estratégias de ataque e recuperação.
Cooperação entre os indivíduos da mesma equipe; estratégias de recuperação da bola e de ataque ao alvo escolhido; organização da ação individual para o resultado coletivo.
No brincar, as crianças vão também se constituindo como agentes de sua experiência social, organizando com autonomia suas ações e interações, elaborando planos e formas de ações conjuntas, criando regras de convivência social e de participação nas brincadeiras. Contudo podemos afirmar que:
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que não rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem cultural que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
A sociedade propõe numerosos produtos (livros, filmes, brinquedos) às crianças. Esses produtos integram as representações que os adultos fazem das crianças, bem como os conhecimentos sobre a criança disponíveis numa determinada época.
Mas o que caracteriza a cultura lúdica é que apenas em parte ela é uma produção da sociedade adulta, pelas restrições materiais impostas à criança. (KISHIMOTO, 2002, p. 29).
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras.
Durante a leitura do texto foi descrito dois aspectos contraditórios ligados à atitude moral frente aos jogos. Eles eram admitidos indistintamente pela maioria e, ao mesmo tempo, condenados de maneira absoluta devido à sua imoralidade, por uma elite poderosa; diante disso, responda: qual a forma binária que os jogos foram classificados?
Assinale a alternativa correta
Jogos vetados e orientados
Jogos de cartas e eventualidade
Jogos maus e bons
Jogos vetados e montados
Jogos de azar e fatalidade
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
Os jogos potencializam a divisão social, devido à sociedade capitalista.
Os jogos intensificam a heterogeneidade regional.
Os jogos preservam a cultura e associam novos conceitos.
Os jogos desagregam tradições e culturas.
Os jogos promovem ações dissociadas e atitudes rebeldes.
Os jogos populares são manifestações espontâneas e transmitidas de geração a geração, atuando também como apoio para atividades educacionais. Entre esses jogos, está à queimada, amplamente praticada nas escolas durante as aulas de educação física. Esse jogo tem como característica o desenvolvimento, principalmente, das seguintes capacidades sócio-organizacionais:
Marcação e oposição; cooperação entre os indivíduos do círculo; aglutinação em volta do companheiro de ataque.
Adaptação a novas situações; marcação e desmarcação dos adversários; estratégias de ataque em grupo.
Ritmo; equilíbrio e percepção tátil; sistema de defesa individual e coletiva.
Percepção óculo-pedal; aglutinação em volta da bola; estratégias de ataque e recuperação.
Cooperação entre os indivíduos da mesma equipe; estratégias de recuperação da bola e de ataque ao alvo escolhido; organização da ação individual para o resultado coletivo.
No brincar, as crianças vão também se constituindo como agentes de sua experiência social, organizando com autonomia suas ações e interações, elaborando planos e formas de ações conjuntas, criando regras de convivência social e de participação nas brincadeiras. Contudo podemos afirmar que:
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que não rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem cultural que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
A sociedade propõe numerosos produtos (livros, filmes, brinquedos) às crianças. Esses produtos integram as representações que os adultos fazem das crianças, bem como os conhecimentos sobre a criança disponíveis numa determinada época.
Mas o que caracteriza a cultura lúdica é que apenas em parte ela é uma produção da sociedade adulta, pelas restrições materiais impostas à criança. (KISHIMOTO, 2002, p. 29).
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras.
Durante a leitura do texto foi descrito dois aspectos contraditórios ligados à atitude moral frente aos jogos. Eles eram admitidos indistintamente pela maioria e, ao mesmo tempo, condenados de maneira absoluta devido à sua imoralidade, por uma elite poderosa; diante disso, responda: qual a forma binária que os jogos foram classificados?
Assinale a alternativa correta
Jogos vetados e orientados
Jogos de cartas e eventualidade
Jogos maus e bons
Jogos vetados e montados
Jogos de azar e fatalidade
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
Marcação e oposição; cooperação entre os indivíduos do círculo; aglutinação em volta do companheiro de ataque.
Adaptação a novas situações; marcação e desmarcação dos adversários; estratégias de ataque em grupo.
Ritmo; equilíbrio e percepção tátil; sistema de defesa individual e coletiva.
Percepção óculo-pedal; aglutinação em volta da bola; estratégias de ataque e recuperação.
Cooperação entre os indivíduos da mesma equipe; estratégias de recuperação da bola e de ataque ao alvo escolhido; organização da ação individual para o resultado coletivo.
No brincar, as crianças vão também se constituindo como agentes de sua experiência social, organizando com autonomia suas ações e interações, elaborando planos e formas de ações conjuntas, criando regras de convivência social e de participação nas brincadeiras. Contudo podemos afirmar que:
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que não rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem cultural que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
A sociedade propõe numerosos produtos (livros, filmes, brinquedos) às crianças. Esses produtos integram as representações que os adultos fazem das crianças, bem como os conhecimentos sobre a criança disponíveis numa determinada época.
Mas o que caracteriza a cultura lúdica é que apenas em parte ela é uma produção da sociedade adulta, pelas restrições materiais impostas à criança. (KISHIMOTO, 2002, p. 29).
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras.
Durante a leitura do texto foi descrito dois aspectos contraditórios ligados à atitude moral frente aos jogos. Eles eram admitidos indistintamente pela maioria e, ao mesmo tempo, condenados de maneira absoluta devido à sua imoralidade, por uma elite poderosa; diante disso, responda: qual a forma binária que os jogos foram classificados?
Assinale a alternativa correta
Jogos vetados e orientados
Jogos de cartas e eventualidade
Jogos maus e bons
Jogos vetados e montados
Jogos de azar e fatalidade
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem coletivamente uma ordem social que rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem social que não rege as relações entre pares e se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
Nesse processo, instituem individualmente uma ordem cultural que rege as relações entre pares e não se afirmam como autoras de suas práticas sociais e culturais.
A sociedade propõe numerosos produtos (livros, filmes, brinquedos) às crianças. Esses produtos integram as representações que os adultos fazem das crianças, bem como os conhecimentos sobre a criança disponíveis numa determinada época.
Mas o que caracteriza a cultura lúdica é que apenas em parte ela é uma produção da sociedade adulta, pelas restrições materiais impostas à criança. (KISHIMOTO, 2002, p. 29).
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras.
Durante a leitura do texto foi descrito dois aspectos contraditórios ligados à atitude moral frente aos jogos. Eles eram admitidos indistintamente pela maioria e, ao mesmo tempo, condenados de maneira absoluta devido à sua imoralidade, por uma elite poderosa; diante disso, responda: qual a forma binária que os jogos foram classificados?
Assinale a alternativa correta
Jogos vetados e orientados
Jogos de cartas e eventualidade
Jogos maus e bons
Jogos vetados e montados
Jogos de azar e fatalidade
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras.
Durante a leitura do texto foi descrito dois aspectos contraditórios ligados à atitude moral frente aos jogos. Eles eram admitidos indistintamente pela maioria e, ao mesmo tempo, condenados de maneira absoluta devido à sua imoralidade, por uma elite poderosa; diante disso, responda: qual a forma binária que os jogos foram classificados?
Assinale a alternativa correta
Jogos vetados e orientados
Jogos de cartas e eventualidade
Jogos maus e bons
Jogos vetados e montados
Jogos de azar e fatalidade
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
Jogos vetados e orientados
Jogos de cartas e eventualidade
Jogos maus e bons
Jogos vetados e montados
Jogos de azar e fatalidade
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Escolha, a seguir, a alternativa correta sobre as características do jogo tradicional infantil.
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
Os jogos tradicionais são inéditos e sempre novos.
Os jogos tradicionais devem destacar as diferenças biológicas.
Os jogos tradicionais são restritos à infância.
Os jogos tradicionais trazem limitações à criatividade.
Os jogos tradicionais oportunizam adaptações.
Correlacione os termos de acordo com seus conceitos:
(1) jogo tradicional, (2) jogo popular, (3) jogo autóctone (4) jogo folclórico.
( ) são próprios ou característicos de determinada zona ou lugar, por ter lá a sua origem
( ) são transmitidos de forma oral. De pais para filhos e de filhos para netos; de crianças mais velhas para crianças menores.
( ) um qualificativo que se utiliza para o conjunto de manifestações típicas de uma comunidade, mesmo que não se utilize com frequência para denominar os jogos de uma cultura.
( ) são os que entram na moda ou são praticados por muitas pessoas, mas não permanecem ao longo do tempo por não conterem uma boa carga de especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos jogos populares.
I. Jogo é tão antigo quanto à civilização e sua história não é marcada por diversas adaptações.
II. Desde as épocas mais remotas, os jogos populares já estavam presentes no cotidiano das populações e culturas.
III. Os jogos populares são um patrimônio material da cultura popular, pois atingem aspectos intangíveis, ou seja, contribuem para a preservação de uma cultura e de uma geração.
IV. Por meio dos jogos populares se legitimam valores culturais.
Assinale a sequencia correta:
4 – 3 – 2 - 1
2 – 4 – 1 - 3
3 – 1 – 4 - 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 1